quinta-feira, 14 de maio de 2009

Imagem e Estilo: Criando seu personagem

Olá à todos!!

Chegando novas dicas para enriquecer seu marketing pessoal!!!

Além de saber o quê, saber como


No campo da pesquisa e da aquisição de capacitações, vamos distinguir duas vertentes. Uma delas é o caminho em que se vai buscar o conhecimento necessário a seu aperfeiçoamento, ao crescimento de suas qualificações. Sabendo buscar conteúdos, sabendo buscar o quê. A outra vertente trata do caminho que nos vai tornar especialistas em como fazer as coisas, dominando procedimentos e formas de ação. Marketing pessoal é marketing de metas (fazer o quê) e de imagem (fazer como), considerando-se premissa básica que imagem é a projeção de sua individualidade, de sua identidade, plenamente diferenciada da dos demais, cuja descoberta e realização duram a extensão de uma existência. Como imagem é marca também, é interessante a prática de criar metáforas para nós. Nossa metáfora nos permitirá saber e dizer, em poucas palavras, quem somos e o que temos a oferecer. Além de ser nossa expressão, metáforas são inspiradoras e nos darão respostas em momentos de escolha e decisões.

O que é a metáfora de uma empresa ou organização? É o seu logotipo. Um logotipo, ou metáfora, não é um luxo marqueteiro. É algo de que não se pode abrir mão. É um conceito não- verbal, expressão ilógica de sua verdade que sinaliza e inspira. Como todo logotipo, talvez não sirva por mais de 20 anos. Mas afinal quem, em 20 anos, já não começa a ter que reinventar o mundo? Na vida das organizações vitoriosas que coexistem conosco, muita pesquisa e conhecimento preponderaram, e ainda preponderam, sobre a ação. Planos estratégicos e planejamentos de marketing foram decisivos para seu êxito. Dentro destes ambientes muito dificilmente se ouvirá, como determinante, a palavra “sorte”. No mundo do marketing, sorte é um elemento catalisador, que decorre do magnetismo criado por um querer muito forte. De uma vontade firme, capaz de motivar e de fazer sacrifícios para levar adiante seus planos.
Essa reflexão está ligada à origem semântica da palavra “sacrifício”: sacro ofício. É fazer um sacrifício sagrado. É ser capaz de se sacrificar por um objetivo, para o cumprimento de uma meta, é um tipo de atuação e ação que cria poder pessoal, cria energia e cria sorte. Torna as pessoas aptas a identificar oportunidades e a tirar proveito delas. É importante que na projeção de nossa imagem conste, com destaque, nosso diferencial. É ele que vai definir estilo, a forma como trajamos, andamos, nos movimentamos, o carro que temos ou o fato de que não temos carro, à moda a que aderimos ou não aderimos. Moda e estilo são fenômenos importantes, mas não são obrigatórios. Melhor do que segui-los ou adotá-los cegamente sem critério e reflexão é construir sua própria moda, seu próprio estilo, sempre condicionado pela percepção do outro, pela percepção do nosso público. E sempre considerando os códigos de moda e de estilo próprios do setor em que vamos atuar.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estilo e Imagem: Criando seu personagem

Olá à todos!!!

Lucia De Biase Bidart, chega com novas curiosidades! Retirado do livro Marketing Pessoal – Manual Prático. Acompanhem!!

Cheque a percepção de sua imagem

Exercício indispensável à construção da imagem é pesquisar e descobrir como os outros nos percebem. Afinal, de que adianta ter uma idéia de mim que não corresponda à que os outros têm? É melhor que sejamos capazes de nos ver por outros olhos, o que nos permitirá uma percepção mais próxima da que o nosso público tem. É um bom hábito no marketing pessoal fazer com freqüência a verificação de como os outros nos percebem. Terminaremos por adquirir maior consistência, harmonizar polaridades ao descobrir o que está por trás das falhas e incoerências, e crescer segundo um roteiro criativo escrito por nós.



Crie novas situações

Marketing pessoal, como o marketing em geral, é um exercício permanente de criação de novas situações. Nesse exercício são necessários pesquisa, estudo, conhecimento e ação. Esta última, sem os primeiros, pode ser desastrosa. Há uma regra clássica de marketing que afirma que marketing é, quase totalmente, pesquisa e conhecimento, contra apenas 10% de ação. Ação sem pesquisa e conhecimento é brincar de cabra-cega. Já há alguns séculos o filósofo Francis Bacon afirmava que “conhecimento é poder”.


Conhecimento é poder, e querer também é

Este conceito filosófico é básico no mundo do marketing. Quem pensa que o mundo do marketing é um mundo de batedores de claras de ovos, cujo único objetivo é fazer volume com muita espuma, está redondamente enganado e fadado a experimentar êxitos efêmeros. Marketing pessoal não foge ao princípio básico formulado por Francis Bacon e adotado pelas organizações mais duradouras que conhecemos. Algumas, com raízes mergulhadas em dois milênios, como a Igreja Católica, e outras centenárias, como importantes corporações empresariais que são líderes de mercado ainda no terceiro milênio, exerceram todas, sem exceção, essas duas estratégias tão complementares quanto diferentes: conhecer, dominar os conteúdos – os o quê – ao mesmo tempo em que conhecem e dominam também os procedimentos, a forma de fazer as coisas, os como.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Profissionais de Sucesso

Bom dia...

Na nossa coluna de hoje, o atual Secretário de Desenvolvimento Ecônomico da cidade de Americana, vereador por dois mandatos e ex- secretário de esportes, Luciano Corrêa nos conta um pouco sobre seu marketing pessoal.

Vamos as dicas!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vendendo seu peixe...



DICAS ÚTEIS PARA FALAR BEM EM PÚBLICO



By: CATHO