quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estilo e Imagem: Criando seu personagem

Por Lucia De Biase Bidart, licenciada em filosofia pela PUC/RJ, com especialização na área de Comunicação Social e Marketing. Retirado do livro Marketing Pessoal – Manual Prático.


Imagem e identidade são uma coisa só


Equívoco que ocorre com freqüência é imaginar que se possa separar imagem de identidade. Chega-se até a usar uma expressão bastante tola: “imagem pública”! Como se pudesse existir qualquer imagem que não fosse pública. Imagem e identidade são uma coisa só, uma interagindo sobre a outra e inexistindo sem a outra. A sua imagem é a manifestação de seu ser, de sua verdade, de sua identidade. Sua imagem é você, e deve exibir seu diferencial como indivíduo. A Mãe Natureza consegue o prodígio genético entre bilhões de criaturas humanas. Não vá anular este magnífico trabalho bancando o clone de alguém. A sua identidade é única e diferenciada. Aprenda a exibir seu diferencial ao público.A sua imagem pode lhe parecer igual à de muitas pessoas. Afinal, convivemos com uma política educacional que faz de tudo para padronizar os seres humanos, e considera bem-educado o indivíduo que repete o padrão de quem o educa. Aplique-se a descobrir seu diferencial, e ele determinará a contribuição específica que pode dar nesse vasto e pequeno mundo. Descubra uma forma só sua de expressar sua verdade, ou mude para uma nova verdade, também sua. Já dizia Nietzsche que, quando vir muita gente a sua volta sendo igual a você, está na hora de pensar em ser diferente. Isso é marketing pessoal.



Descubra seu diferencial. Ele é indispensável para construir sua imagem, para criar seu personagem


Afinal, você pode ser pipoca com queijo branco... Pipoca parece uma bobagem, não é? No entanto, é um item importantíssimo na grande luta do mercado norte-americano de petiscos. É muito difícil entrar naquele universo dominado por gigantes. Uma empresa fez chegar sua pipoca ao mercado sem grande alarde, mas com um forte diferencial: pipoca com queijo branco! Foi um sucesso desde o primeiro ano de vendas. O mercado de comidinhas para aperitivos é um mercado milionário. Verbas de publicidade, que andam na casa dos milhões de dólares, disputam a atenção e a preferência do consumidor. O que fez essa empresa? Criou o diferencial pipoca com queijo branco e, em pouco tempo, conseguiu ser a pipoca pronta número um... E como terminou a história? Quando se trata de organizações talentosas: compras, associações, e todos viveram felizes para sempre. Descubra a pipoca com queijo branco que existe em você e viva feliz para sempre você também. O seu diferencial nunca lhe falhará. Querer ser os outros e ainda superá-los, pode ter certeza, é impossível. Você pode não ter sido o primeiro cronologicamente no seu campo de atividade, entretanto dispõe de um inestimável recurso: encontrar o seu diferencial.
Isso aconteceu com Freud e Jung. Sigmund Freud foi o gênio que saiu na frente, criando, até mesmo, o caminho. Nem o caminho existia, e sua genialidade lhe permitiu inventá-lo. O marketing pessoal deve muito a ele: a sistematização, com intenção científica; da busca da identidade à luz de hipóteses colocadas como premissas e a conseqüente projeção da imagem. Carl Gustav Jung veio logo depois. Era muito bom, muito bom mesmo, mas não foi cronologicamente o primeiro. Experimentou todas as dificuldades que caracterizam o caminho do segundo. Sua própria verdade o salvou. Ela lhe dava algumas hipóteses de Freud como insuficientes para o trabalho de conhecimento do psiquismo humano que ambos tencionavam fazer. Como explicar tudo por sexo, quando Jung sabia que existe muita gente que, de bom grado, troca um orgasmo por uma barra de chocolate ou por uma equação diferencial? E Jung construiu sua própria trindade de marketing pessoal, identidade/ imagem/ visibilidade, que lhe permitiu ser um gigante apesar de não ter sido o primeiro. Alcançou pleno sucesso e escapou do destino de ser um seguidor.
Toda semana, dois itens importantes para você criar seu personagem. Acompanhe!!

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