terça-feira, 14 de abril de 2009

Sem dó

Dicas: Certo e Errado!

Terninho: O terno masculino, do qual o tailleur feminino (com saia) e depois o terninho foram adaptações, surgiu no final do século XVIII. Hoje em dia é sinônimo de status e elegância. Ideal para o ambiente profissional, pois transmite uma imagem de autoridade neutra. Ao mesmo tempo, em combinação com a camisa branca sugere despretensão, frescor e refinamento natural. E tudo isso finalizado com um scarpin, é careta mas com certeza um clássico!Vestido: o look total preto é um curinga, muito difícil errar. O famoso pretinho básico, em geral, é um vestido que é simples o suficiente para aparecer sem esforço, mas elegante o bastante para que a mulher que o usa fique marcada como uma pessoa de bom gosto. No trabalho uma imagem muito sedutora não é adequada, contudo ambientes informais permitem o uso de vestidos curtos. Fendas e decotes devem ser deixados para o fim de semana. O decote discreto e rente ao pescoço, reduz o tamanho deste, portanto não é indicado para que tem pescoço curto. Uma sandalia colorida pode conferir mais personalidade.



O blazer é sempre bacana, e pode ser usado com camiseta e até mesmo com tênis, tudo depende do modelo e da cor. Desabotoados e em cores claras sugerem informalidade e casualidade. Alguns ambientes profissionais permitem esse despojamento, e até mesmo o uso de cores ousadas nos pés. Porém vale lembrar que em ambientes um pouco mais formais é melhor optar pela calça esporte (pode ser a jeans), camisa e sapato esporte.







Novamente, o look total preto é um seguro. A calça ajustada ficou bem com a blusa de decote arredondado e baixo que reduz os ombros e mantém o look discreto, ideal para quem tem seios médios ou grandes. As sandálias baixas e estilo Peep Toe também mantêm o visual correto, porém se a idéia for alongar a silhueta use sapatos, botas ou sandália na mesma cor da calça. A perna parece aumentar até dois centímetros.






O look formado por malha de tricô e saia em silhueta “A” tem cores sóbrias e que se harmonizam muito bem, as proporções também estão corretas. As saias longas estão na moda, mas não são muito funcionais, até mesmo um modelo como este que permite maior liberdade de movimento. Quanto à sandália, o modelo rasteirinha é muito bonito e valoriza o look neutro, mas talvez também muito despojado para ambientes profissionais.

Luciana Ramos é formada pela Faculdade Santa Marcelina/ SP, já trabalhou como designer para os estilistas Lorenzo Merlino e Alexandre Herchcovitch e para as grifes Forum e Triton. Titular da disciplina Estilo do curso de moda no centro Unisal, é responsável pela Coluna Sem Dó, às terças-feiras.

Nenhum comentário: