sexta-feira, 3 de abril de 2009

Marketing Pessoal - Mario Persona

A entrevista "Saiba se vender e ganhe pontos no mercado", assinada por Cristina Balerini e enriquecida com a opinião de profissionais como Maria Aparecida Araújo e Edmundo Vieira Cortez.

Qual a importância do marketing pessoal para conquistar um novo emprego e para conquistar novas posições no mercado?

Mario Persona: Assim como acontece com qualquer outro produto, o profissional precisa se expor no mercado. Isto fica ainda mais evidente quando vemos muitas empresas optando por contratar colaboradores terceirizados ao invés de criar um quadro próprio, o que equivale dizer que as empresas procuram por maior liberdade e flexibilidade para selecionar um fornecedor de serviços, contratá-lo pelo valor que agrega, ou substituí-lo, caso encontre outro que atenda melhor suas expectativas. Nessa competição as chances de sucesso ficam com aqueles que, além de bem preparados na área em que atuam, sabem expor sua habilidade, talento e competência.

Podemos considerar o marketing pessoal como essencial para o networking?

MP: Eu diria que as duas coisas se complementam, mas podemos ter graus variados de networking em ambientes também variados. Por exemplo, sou bastante introspectivo em minha vida privada, evitando festas e eventos sociais. Faz parte de minha natureza de leitor e escritor me recolher em um mundo mais particular. Porém, quando participo de alguma festa ou evento, não vou vestido de ostra. Pelo contrário, desempenho meu papel de ser humano, social e gregário e tenho prazer nisso.

Obviamente alguém com uma personalidade mais voltada para a coleção de amigos e saídas freqüentes para reuniões e confraternizações terá melhores chances de criar uma rede de relacionamentos. Para compensar minha preferência pela individualidade no mundo real, dediquei-me a conquistar uma rede de relacionamentos no mundo virtual, conhecendo e me relacionando com um número muito maior de pessoas do que teria sido possível antes do advento da Internet.
Portanto, considero que a criação de uma estratégia de marketing pessoal não significa ter que abrir mão de algumas características que nos são próprias, mas sim descobrir meios alternativos de compensar nossas deficiências em uma ou outra área.

Como vender sua imagem sem perder a discrição?

MP: Simpatia é o antídoto para a exposição demasiada. Fico aborrecido quando passo por vários outdoors iguais, com uma mensagem ou aparência de gosto discutível, porém até gosto quando encontro um número igual de outdoors apresentando o produto de forma simpática e bem-humorada. A questão não está na freqüência da exposição da imagem do profissional ou em sua ousadia para conquistar novos mercados ou oportunidades, mas no estilo que usa para isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana essa entrevista, muito interesante pra gente jovem que quer entrar no mercado de trabalho!!
Assim a gente se prepara melhor.. boa mesmo, pessoal!!